![]() |
![]() |
Catálogo 2005 |
Voltar à Página Principal >> |
BOLETIM INFORMATIVO MARÇO
Engº Francisco Castanheira
Alltech Portugal
Melhorar a qualidade da silagem.
A silagem de qualidade e a qualidade da silagem!!!
Os Produtores de hoje que estão preocupados em produzir a melhor carne e o melhor leite, estão cientes e sabem da importância de poderem contar com forragens de alta qualidade. Na maioria das regiões temperadas isto significa confiança em silagem, pois é a base de qualquer sistema alimentar para ruminantes. Mais do que nunca é necessário dar especial atenção a todos os processos e técnicas usadas quando nos dedicamos á produção de silagem.
A qualidade da silagem e o valor nutritivo são influenciados por numerosos factores técnicos e biológicos, como: espécies e variedades forrageiras usadas, maturidade e matéria seca do material na altura do corte, tamanho do corte, tipo de silo e proporção de enchimento, densidade depois do calcamento, material usado para fechar o silo, quantidade retirada diáriamente, condições climatéricas na colheita, o uso de aditivos e pessoal treinado.
Porque muitos destes factores estão interligados, é difícil discutir a importância de cada um em separado.
De qualquer modo há dois factores que são dominantes em qualquer silagem.
“ O atraso no corte em 7 dias resulta em perdas de 3,6 unidades na digestibilidade, necessitando de mais 1,5 kg de concentrado por vaca e por dia para compensar as estas perdas” (Reymond Jones, 2002).
Para entender qual o efeito do inoculante e as práticas de maneio na qualidade da silagem é necessário saber de que maneira ocorre a conservação da forragem ensilada. Na silagem ideal os hidratos de carbono (açucares) são convertidos por bactérias anaeróbicas, (a maioria “Homofermentativas” produtoras de ácido Láctico, normalmente designado por LAB) em ácido láctico, desta maneira o pH da silagem desce rápidamente e preserva a silagem. Mesmo nas melhores circunstâncias, alguma matéria seca é perdida durante a formação da ácido láctico. Sempre que o oxigénio está presente os hidratos de carbono são convertidos em dióxido de carbono e água, acompanhado com produção de calor. As perdas de Matéria seca são enormes.
Nos últimos 24 anos os inoculantes têm vindo a ser usados como ferramentas úteis para melhorar a conservação da silagem, permitindo que as LAB dominem todo o processo, garantindo uma rápida e eficiente fermentação, que melhora não só a qualidade como a quantidade de silagem disponível depois do processo.
O Sil-All da Alltech é composto por 3 Bactérias: Enterococcus Faecium, Lactobacillus Plantarum, Pediococcus Acidilacti, estas estirpes foram isoladas a partir de várias amostras de silagem, porque: 1) Convertem todos os açúcares em ácido lá+ctico e 2) Desenvolvem-se rápidamente num grande espectro de variabilidade de temperaturas e nas mais variadas condições. 4Enzimas, são capazes de decompor as parede celular das plantas e do amido, que fornecem açucares adicionais para a fermentação láctica, reduzem os efluentes e aumentam o valor nutritivo do material ensilado.
O Sil-All tem vantagens sobre outros inoculantes e conservantes, incluindo o baixo preço por tonelada tratada, produto registado e completamente seguro para manuseamento, baixas doses de incorporação por tonelada de matéria verde (250gr./25Ton silagem), não deixa resíduos para o meio ambiente, aumenta o rendimento por tonelada de matéria verde tratada, porque diminui as perdas em Matéria Seca durante a fermentação, aumentando a digestibilidade do material ensilado.
Conclusão:
A melhor forma de ver os resultados do Sil-All é deixar as vacas responder, em termos produtivos, quando se alimentam com uma silagem de qualidade, ou seja, bem fermentada e conservada.
Sr. Produtor, existe sempre uma oportunidade para melhorias na sua exploração leiteira. Deixe que o Sil-All lhe prove o que poderá fazer na produção de silagens de erva e milho da sua exploração.
“ As suas vacas vão agradecer-lhe”
ALLTECH
…naturally