![]() |
![]() |
Catálogo 2005 |
Voltar à Página Principal >> |
BOLETIM INFORMATIVO MARÇO
Carlos oliveira
Eng. Zootécnico
Raças de Carne – CHAROLÊS
A raça Charolês é originária da França, antiga Província de Charolles e é uma das suas mais importantes raças. Desenvolveu-se na França a partir do século XVIII, como excelente fornecedor de carne e animal de tracção ‘’dual purpose’’ (trabalho e carne), no início do apuramento recebeu sangue da raça Shorthorn. A sua pelagem é de coloração branca ou creme, uniforme e com mucosas róseas. É uma raça muito difundida pelo mundo, implantada em cerca de 70 países, em todos os continentes e em todos os climas.
O Charolês é recomendado para a produção de cruzados de carne. Esta raça quando utilizada em cruzamento industrial com as nossas raças autóctones, todas as características de engorda são transmissíveis e até melhoradas, em alguns casos. É a única raça do mundo, que explorada em cruzamento industrial, transmite todo o seu potencial zootécnico.
Apresenta um elevado potencial de crescimento, qualquer que seja o sistema de engorda utilizado, a raça Charolesa é a que responde mais favoravelmente em termos económicos, reduzindo o tempo de engorda. Os novilhos comuns rendem no abate de 58 a 62%, tendo a carcaça boa distribuição de gordura, ossos pesados, muito musculada em geral e especialmente no lombo. O seu peso na idade adulta chega a atingir os 900Kg nas vacas e cerca de 1400Kg nos machos adultos. É uma raça cornuda mas pode aparecer mocha.
Apresenta elevada eficiência alimentar e rendimento da pastagem, é a raça que consegue mais quilogramas de vitelo desmamado por vaca com alimentos grosseiros e/ou com erva (INRA), devido a ser a melhor produtora de leite entre as raças especializadas em carne, possuir a maior capacidade de ingestão de alimentos grosseiros e a maior eficiência em transformar alimentos grosseiros em energia (carne e leite).
A fertilidade da raça é outro factor positivo, é considerada entre as melhores em comparação com outras raças de carne. As novilhas parem pela primeira vez aos 3 anos, desde que recebam alimentação satisfatória. O peso médio à nascença para os machos é de 45 kg e para as fêmeas é de 42 kg. A raça é conhecida por ter propensão a partos gemelares.
Vantagens
R endimento de carcaça muito elevado
B oa capacidade maternal
G rande capacidade de ingestão
E levado potencial de crescimento (GMD 1300 a 1600)
E levado rendimento da carcaça. Carcaça bem conformada (nas partes mais valiosas), carcaça pesada, magra e com grande rendimento em carne
T olerância ao frio e ao calor;
E levada eficiência alimentar e rendimento da pastagem
P rolificidade (3,4% partos duplos)
Desvantagens
V itelos nascem pesados como consequência do longo período de gestação o que leva a dificuldades de parto (distocias)
R aça tardia
|